ARTIGOS

27/04/2005

Cisticercose Bovina



A cisticercose bovina é a fase larvar do ciclo de vida da Taenia saginata, que em estágio adulto é um parasita do intestino do homem (solitária).


O bovino ingere o ovo da Taenia através de água e pastagem contaminadas por fezes do homem parasitado. Após a ingestão do ovo, há a liberação da larva infectante, que irá se instalar em tecido bovino com alta irrigação sangüínea, como cérebro e músculos.


Ao se instalar no bovino, forma uma vesícula (cisto) contendo em seu interior a larva denominada Cysticercus bovis.


Quando o homem ingere carne bovina com cisticerco, não inspecionada, crua ou mal consida, pode se contaminar. A larva irá evoluir a verme adulto, ou seja, o homem irá adquirir teníase, fechando assim o ciclo de vida do parasita.


A prevenção é a forma mais eficiente de combate a cisticercose. A ingestão de água não tratada, frutas e verduras cruas mal lavadas e ingestão de carne crua ou mal cozida as principais formas de contrair a doença.


Nesse trabalho preventivo, a realização de palestras como essa merecem destaque. Afinal, é importante para o produtor evitar um problema que lhe causa perdas econômicas e, ainda, combater uma doença que atinge a população.