ARTIGOS

05/05/2005

O que acontece se o suplemento mineral sofre umedecimento



A umidade à qual os suplementos minerais ficam expostos após serem fornecidos aos animais, mesmo em cochos cobertos, muitas vezes leva a um processo de empedramento do material. Tal modificação afeta a ingestão do produto pelos animais, levando à uma diminuição significativa na ingestão, podendo até mesmo proporcionar sub-dosagens de macro e micro minerais na dieta diária do rebanho.

O objetivo deste teste foi avaliar se o umedecimento ou o encharcamento excessivo alteram as características químicas dos suplementos minerais e se o fato de a mistura ter sido produzida com fosfato em pó ou microgranulado tem influencia no aspecto final do produto úmido.

Submetemos duas amostras de suplementos minerais idênticos quanto à composição química, variando apenas o aspecto físico do fosfato bicálcico, a um processo de umidificação, em dois tratamentos que simularam uma chuva de 5mm e outra de 20mm, respectivamente, de tal forma que nos permitisse observar o comportamento da mistura, sob o ponto de vista físico, quando sujeita a umidade no campo.

Não houve alteração significativa da composição química dos produtos quando analisamos o perfil do material após a secagem, ou seja, praticamente não existe mobilidade de micro ou macro minerais no sentido vertical do material.

O gráfico abaixo evidencia a composição do material, submetido ao encharcamento (20 mm de chuva) após secagem, em três níveis: Superior (S), Intermediário (M) e inferior (F)






Observamos porém que a quantidade de P nas camadas superiores dos tratamentos é maior, podendo interferir no consumo.
Nas duas situações o material granulado apresentou-se constantemente “solto”, não oferecendo resistência à penetração de objetos, enquanto o material produzido com fosfato em pó ficou extremamente compactado dentro de poucos dias.

Esse fato pode explicar o motivo pelo qual normalmente o consumo de suplementos minerais feitos a partir de fosfato bicálcico microgranulado apresenta consumo ligeiramente superior quando comparado com pó.